Educação é o quarto assunto que mais preocupa os brasileiros.

Unknown | 8:51 PM | 0 comments

Segundo Instituto Datafolha, em pesquisa realizada em agosto do ano passado,  maior preocupação é com a saúde pública, seguida da segurança pública e o medo de ficar sem trabalho.

Educação é o quarto assunto que mais preocupa os brasileiros, segundo a pesquisa. Os moradores do Sudeste e do Sul são os que mais se preocupam com o tema, seguidos do Nordeste, do Norte e Centro-Oeste.

O Brasil tem mais de 50 milhões de alunos no ensino básico, que abrange o pré-escolar, o ensino fundamental, até o médio completo, a grande maioria na rede pública. É menos do que dez anos atrás. O governo atribui a redução à melhora do fluxo escolar, com menores taxas de reprovação. Segundo especialistas, também há outro fator: o censo escolar passou a ser digitalizado, o que reduziu fraudes e erros no registro das matrículas.

Segundo o especialista em educação Mozart Neves- “Nos últimos anos, o Brasil colocou a quantidade. Praticamente nós universalizamos a educação básica. Apesar de os recursos terem aumentado nos últimos anos, e de forma substancial, ele ainda não se traduziu em termos de qualidade pela aprendizagem escolar”.

Nos últimos dez anos, a defasagem na rede pública vem caindo. Mas ainda é muito alta. No ensino fundamental, caiu dez pontos percentuais. Hoje, quase 24% não estão na série adequada. No Ensino Médio, caiu 17 pontos percentuais. E está em 33%.

"Nós temos uma escola do século XIX e o professor do século XX, e um aluno do século XXI. A gente precisa alinhar estes tempos para alinhar a realidade educacional no Brasil".

Fonte: Jornal Nacional

Category:

0 comments