Escola realiza Audiência Pública com a temática Resíduos Sólidos.

Posted by Nara Lyra - Blogger | 12:31 PM | 0 comments

Dando prosseguimento às ações relacionadas ao PIP - Projeto de Inovação Pedagógica, a Escola Estadual Professor Antonio Dantas realizou na manhã do último sábado (22/07), uma audiência pública para tratar, junto às autoridades e instituições locais, sobre um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade moderna: "Resíduos sólidos de Apodi: destinação e como gerenciar". O evento que aconteceu no auditório do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, foi organizado pela equipe pedagógica e docente da Escola, tendo como público alvo os alunos matriculados no 1° ano do Ensino Médio, e contou com total apoio da equipe gestora.

O professor Samuel Souza, coordenador do PIP, atuou como mediador entre a mesa diretora (autoridades e entidades representadas) e a plenária (alunos e professores). Além de expor suas considerações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, o professor apresentou um vídeo ilustrativo acerca da Lei 12.305/2010, Lei dos Resíduos Sólidos. Aldeniza França, coordenadora pedagógica da Escola Antonio Dantas, fez uma breve explanação do projeto "Sustentabilidade e Educação Ambiental: repensando os saberes escolares". O tema meio ambiente está inserido na proposta pedagógica da escola desde 2002, e ao longo dos anos tem sido ampliado, visando melhorar o comportamento dos estudantes, alertando-os para os impactos do lixo aos ecossistemas.

Atendendo ao convite da Escola, os gestores da cidade compareceram ao debate, onde na oportunidade a vice-prefeita Hortência Regalado, falou a respeito do gerenciamento dos resíduos sólidos e o enfrentamento do problema diante da produção de cerca de 25 toneladas/dia em Apodi. O prefeito Alan Silveira reconhece a dificuldade da coleta do lixo, como demanda de garis e carros desproporcionais ao número de habitantes, além de atender aos distritos ligados à cidade. Que a gestão vem tentando parcerias com empresas, como a fábrica de cimento Mizu que já dispôs 01 "container" para recolhimento de pneus usados. Frisou ainda que de abril até então, foram distribuídos cerca de 100 tambores pelas principais ruas, numa ação colaborativa com a empresa Agrícola Famosa, além disso, nos adiantou que há um estudo sobre a criação de uma usina de reciclagem em conjunto com outros municípios. "Parabenizo o trabalho da Escola, e juntos vamos dialogando sobre todos os desafios para fazer Apodi melhorar cada vez mais. Sempre ao lado do povo", destacou Alan.

Estiveram presentes na audiência, representantes de entidades apodienses: Pr. Cícero Manoel dos Santos, da Igreja Congregacional e presidente da COEVAP - Comunidade Evangélica Apodiense; Agnaldo Fernandes, presidente do STTR Apodi; secretários municipais Alan Rodrigues (Urbanismo), Elmo Alves (Educação) e Luis Felipe (rep. Secretaria de Agricultura); Genildo de Sousa, especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento, como representante de pais; professor Ozamir Lima, pelo SINTE/RN e SINTRAPMA, que fez o enfoque sobre as produções textuais feitas pelos alunos via diários de bordo, bem como as visitas técnicas para conhecer os problemas do lixo local.

Os vereadores Genivan Varela, Gilvan Alves e João Evangelista enriqueceram o debate levantando questões desde a presença de órgãos fiscalizadores à participação da sociedade na reelaboração do plano diretor para rever a problemática do aterro sanitário, abatedouro, entre outros. Participaram também das discussões, os alunos Lindielson Santos e Anderson Torres, demonstrando suas perspectivas e estudos sobre a temática, além de perguntas de outros estudantes direcionadas à mesa diretora. Pedro Bandeira, professor da Escola, fez sugestões ao poder executivo de implantação de benefícios via IPTU para incentivar a coleta seletiva pela população.

O diretor Juvanci Gomes apresentou o projeto desenvolvido por alunos da 3a série, um aplicativo que auxilia os moradores da cidade sobre administração do lixo doméstico. Para finalizar, agradeceu a presença e participação de todos os envolvidos e deixou claro o desejo de firmar parcerias para futuras propostas.

Category:

0 comments